Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

FAQ´S

O que é uma Incubadora de Empresas?

    •  É um local especialmente criado para acolher empresas, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar e favorecer a transferência de resultados de pesquisa para actividades produtivas. Para isso a Incubadora oferece apoio logístico e técnico (serviços de recepção e secretaria, sala de reuniões, internet, fax, etc.) e uma gama de serviços que propiciam excelentes oportunidades de negócios e parcerias, para que desenvolva a uma empresa.
    • É, geralmente, uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objectivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas (Start-up’s e Spin-off’s), apoiando-as nas primeiras etapas de vida.
    • A incubadora de empresas concebe um ambiente que favorece a criação e o desenvolvimento de empresas e produtos, em especial os inovadores e intensivos em conhecimento. Esse ambiente oferece às empresas emergentes, por custos inferiores aos de mercado, elementos como área física e infra-estrutura, vizinhos comprometidos com a inovação, serviços de apoio e serviços de promoção.

Quais os grupo-alvo da Incubadora?

Projectos inovadores em áreas, quer industriais, quer de serviços;

Jovens, altamente qualificados em início de carreira e com espírito empreendedor;

Investigadores e outros profissionais com elevado potencial para a transposição de Saber, Experiência e Competências / spin-ofs académicos;

Empresas cuja reconversão ou especialização em áreas tecnológicas emergentes potenciem a criação de novos projectos empresariais / spin-offs empresariais.

Quais as vantagens de ser uma empresa incubada? Porquê incubar uma empresa?

Os primeiros dois anos de funcionamento de uma pequena empresa são os mais críticos e com maiores probabilidades de insucesso. Para além de todo o apoio que a incubadora proporciona no inicio do projecto, fase mais difícil, as incubadoras de empresas têm preços competitivos, dão suporte à gestão e proporcionam a troca de experiência entre empreendedores.

Além dos espaços e serviços oferecidos, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados, que aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efectiva. Ter um projecto incubado significa ter um negócio com maior potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado.

A incubação de uma empresa permite ainda que esta se insira numa rede de contactos e conhecimentos da qual faz parte e dinamiza a incubadora.

Quais são os critérios para incubar na OPEN?

Para incubar na OPEN é necessário que a ideia/ projecto cumpra os seguintes requisitos:

    • Adequação ao objecto da incubadora;
    • Modelo de Negócio;
    • Potencial competitivo do projecto;
    • Viabilidade técnica do projecto;
    • Retorno financeiro do projecto;
    • Impacte tecnológico e grau de inovação;
    • Qualificação técnica dos proponentes;
    • Potencial empreendedor dos proponentes;
    • Autonomia da empresa pós-incubação;
    • Impacte ambiental.

 Quanto tempo uma empresa pode permanecer na incubadora OPEN?

A empresa pode permanecer na incubadora durante um período até 3 anos. Em casos especiais devidamente fundamentados a Administração da incubadora pode autorizar a permanência por um período mais alargado. 

O que é a pré-incubação?

A pré-incubação consiste no apoio que é dado pela incubadora a um empreendedor que tem uma ideia mas ainda não está preparado para concretizá-la. Através da pré-incubação a OPEN disponibiliza informação sobre planos de negócio, divulgação, fontes de financiamento, planeamento e estratégia entre outros temas necessários para preparar o lançamento de uma empresa. Para além da informação a OPEN apoia no desenvolvimento de todo o processo necessário à concretização do projecto. 

A candidatura à incubadora OPEN tem algum custo?

Não. Todo o processo de candidatura à incubação é gratuito, desde a fase da avaliação da ideia e posterior acompanhamento da elaboração do plano de negócios.

Como posso candidatar-me?

Para se candidatar à incubação na OPEN o promotor do projecto deve preencher uma ficha de pré-candidatura, que se encontra disponível no site. Esta ficha será analisada, inicialmente no sentido de validar o seu enquadramento ou não no tipo de projectos admissíveis e, superada esta fase, o processo contínua com a elaboração de um Plano de Negócios completo o qual servirá de base à candidatura final a ingresso na incubadora. 

Que tipo de empresas/projectos são admitidos? 

Pode ser admitida qualquer tipo de empresa/projecto que tenha o objectivo de desenvolver e comercializar produtos ou serviços com carácter inovador e elevado potencial. Previamente à elaboração do Plano de Negócios da empresa é feita uma análise de enquadramento da ideia de negócio no sentido de verificar o cumprimento daqueles critérios. 

Existe algum limite de idade para concorrer? 

Não existe limite de idade para concorrer à OPEN, a não ser a obrigatoriedade de que, pelo menos, um dos promotores seja maior de 18 anos. 

É necessário ter a empresa já criada? 

Para apresentar uma ideia ou projecto à OPEN não necessita de ter a empresa já criada. Pretende-se com a incubadora proporcionar todo o apoio necessário na constituição e arranque da empresa. No entanto, caso a mesma já esteja formalmente constituída, tal facto não impede que possa concorrer à incubação na OPEN.

A sede social da empresa tem que ser na Incubadora? 

A sede da empresa não tem que ser na Incubadora, no entanto, quando se trate de incubação física a principal actividade da empresa deve ser desenvolvida nas instalações da OPEN

O que é Incubação Virtual ?

Incubação Virtual ou Incubação externa é o processo de desenvolvimento de uma empresa ou empreendimento que recebem suporte da incubadora, mas não estão instalados fisicamente nela.

A OPEN faz incubação virtual ?

Sim, a OPEN já faz incubação virtual.

Como é garantida a confidencialidade das ideias/projectos apresentadas à OPEN?

Quando é submetida uma ideia/projecto à OPEN esta é direccionada para o responsável operacional da incubadora que a analisa e emite parecer para ser apresentado ao Conselho de Administração. A OPEN rege-se por um código de conduta estrito em termos de confidencialidade.

Que tipo de espaços estão disponíveis? 

A Incubadora dispõe actualmente de diversos espaços/módulos de incubação que permitem acolher simultaneamente empresas de carácter industrial (até 8) e empresas de serviços (até 24). Cada um dos módulos industriais possui uma área fabril mínima de cerca de 125 m2, que poderá ser duplicada em função das necessidades específicas de cada projecto, além de cerca de 84 m2 para escritórios de apoio e balneários. Os módulos a disponibilizar para as empresas de serviços dispõem de uma área que pode ir de 17m2 até aos 67 m2.

Há algum prazo para a apresentação de candidaturas à OPEN?

Não. A Incubadora está sempre aberta a receber novos candidatos.

Como se pode financiar um projecto?

A OPEN não financia os projectos, porém serve de interface com várias fontes de financiamento. Destaca-se o capital de risco, os empréstimos bancários, os Business Angels e os sistemas de incentivos nacionais e comunitários.

O que é o capital de risco (Venture Capital)?

Sociedade de investimento dedicada à gestão profissional pelos financiadores através dos seus investimentos em start-ups; exigem taxas de rendibilidade muito elevadas, que aumentam com o risco atribuído ao projecto; procuram financiar projectos em que existe também investimento de fundos próprios pelos fundadores e que exista viabilidade tecnológica demonstrada por estádio avançado de desenvolvimento do produto (protótipo, testes e avaliação por especialistas).

O que são Business Angels?

São investidores informais com capital que pretendem financiar um negócio; pessoas que dispõem de fundos próprios para investir e tem normalmente experiência na criação de empresas, reconhecendo as novas ideias com potencial; podem ou não participar na gestão da empresa; o investimento na start-up é feito sob a forma de capital próprio, detendo uma participação de capital.

A empresa incubada poderá ter apoio de alguma Universidade?  

Uma das principais características das incubadoras é promover a integração universidade-empresa e criar um mecanismo de transferência de tecnologia para a sociedade. Atualmente, a investigação científica é gerada nas universidades e, quando vai para o mercado, torna-se inovação. Esta ponte universidade-empresa é muito importante para que as inovações se tornem produtos, acessíveis a toda a sociedade. A OPEN possui parcerias com várias Universidades, incluindo a possibilidade de incubar a empresa dentro de uma Universidade.


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador