Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

Balanço da 1ª Semana do Empreendedor – “Marinha Grande Capital do Empreendedorismo”

Dando seguimento à sua missão de promoção da inovação e do empreendedorismo, a OPEN, em colaboração com o Centimfe e a Gesventure e com o apoio das Câmaras Municipais da Marinha Grande e Batalha, organizou o evento “Marinha Grande Capital do Empreendedorismo”, que decorreu entre os dias 26 e 30 de Abril na Marinha Grande e Batalha.

Numa época em que o empreendedorismo assume uma grande relevância mediática e é tema de destaque na definição das politicas económicas dos governos europeus, pretendeu-se contribuir para a promoção e divulgação desta temática, abrangendo diversos públicos alvo, desde os mais novos, a jovens empreendedores, empresários e investidores.

 

No âmbito do evento, e de uma forma totalmente inovadora em Portugal, realizou-se o primeiro Curso de Formação de Formadores em Empreendedorismo no nosso país. O curso, destinado a formadores e agentes facilitadores do empreendedorismo, foi ministrado pelo Prof. Christopher Curtis, presidente da CG International, considerado um dos maiores especialistas mundiais na Formação do Empreendedorismo.

 

A CG International trabalha com organizações e governos de todo o mundo, promovendo o empreendedorismo enquanto ferramenta fundamental na capacidade dos cidadãos determinarem positivamente a sua qualidade de vida, tendo já realizado este tipo de acção em 65 países dos 5 continentes.

 

Com as exigências de um mundo actual extremamente competitivo e em constante mutação, uma atitude empreendedora revela-se determinante para a liderança, inovação, criatividade e produtividade, tanto nos negócios como ao nível da governação.

 

Sob o lema “the experience is the textbook” o Prof. Chris Curtis desenvolveu uma metodologia de formação única e dinâmica, baseada numa perspectiva de "aprendizagem pela experiência" que potencia uma educação empreendedora, dado que desperta as atitudes positivas e auto-confiantes dos formandos, assim como motiva a criatividade e a energia em todas as idades, permitindo assim a aprendizagem de uma nova forma de ver o empreendedorismo. A formação foi leccionada com base num modelo educacional centrado na experiência de cada participante, usando-o como um componente de um programa mais vasto, ou seja, depois de uma introdução breve e uma clarificação dos objectivos a atingir, o formando fez parte integrante do desenvolvimento da acção de formação, aprendendo a fazer as coisas acontecer. Foi desta forma que, através da actividade “Empreendedores por um Dia”, os participantes no curso tiveram a oportunidade de exercitar as suas atitudes empreendedoras, num período de 24 horas em que desenvolveram uma ideia de negócio, a implementaram e comercializaram os produtos com resultados positivos, numa acção que decorreu nas ruas da Marinha Grande.

 

No arranque da Semana, foi realizado o Jantar de Abertura, que contou com a presença do Dr. Lino Fernandes em representação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que destacou algumas das medidas mais importantes de apoio ao empreendedorismo e à inovação previstas no programa do Governo, nomeadamente a nova política de incentivos fiscais às empresas que invistam ou apoiem actividades de investigação e desenvolvimento. O jantar contou ainda com o testemunho do empresário Wolfgang Kemper, que apontou como principais características de um empreendedor a força de vontade para ultrapassar as dificuldades e a perspicácia e a criatividade para identificar e concretizar ideias de negócio, tendo incentivado vivamente os jovens a lançarem-se na aventura do empreendedorismo e sugerido algumas pistas sobre boas oportunidades de negócio e áreas a serem exploradas em Portugal para tornar o país mais competitivo.

 

Sendo certo que o espírito empreendedor também se educa e pode ser estimulado desde muito cedo, foi realizado um seminário de sensibilização para o empreendedorismo que contou com a participação de cerca de 200 jovens de diversas instituições de ensino da Região e em que o Prof. Chris Curtis envolveu os participantes numa actividade de geração de ideias, tendo o seminário constituído um momento de grande divertimento para todos os presentes.

 

Tentando facilitar a aproximação entre empreendedores e investidores, foi organizada uma Mesa Redonda sobre Financiamento de Startups, moderada pelo Dr. Francisco Banha da Gesventure e em que participaram os presidentes de algumas das mais importantes Empresas de Capital de Risco nacionais – PME Capital, Change Partners e Beta – Sociedade de Capital de Risco. Esta iniciativa permitiu esclarecer muitas das dúvidas que se colocam aos empreendedores na abordagem a esses investidores, tendo sido apontado o problema dos pequenos volumes de financiamento face ao custo de gestão desse investimento como um dos maiores entraves ao investimento das capitais de risco em startups e salientado o papel fundamental que os business angels poderão desempenhar nesse contexto.

 

Foi por esse motivo e no sentido de alargar a discussão aos empresários da região, que se realizou um jantar debate em que foi discutido o papel dos business angels enquanto “padrinhos” de novos projectos empresariais de elevado potencial mas promovidos por jovens sem grande experiência de gestão e com fracos recursos financeiros. Da discussão foram lançadas as bases para a criação na região de um clube de business angels, com base na OPEN, para apoio a novos empreendedores e novos projectos capazes de potenciar o desenvolvimento económico da região. Pretende-se que, além do apoio financeiro, se possa aproveitar os conhecimentos dos empresários, que venceram muitos obstáculos, para que apadrinhem os novos empreendedores e lhes transmitam esse saber acumulado.

 

A semana terminou com a realização do “Dia do Jovem Empreendedor”, em que alguns dos participantes no seminário tiveram a oportunidade de pôr em prática os ensinamentos do Prof. Chris Curtis, numa feira realizada junto ao Mosteiro da Batalha, em que os jovens passaram “para o outro lado do balcão”, aplicando e exercitando as suas competências empreendedoras, com a orientação e o estímulo permanente do Prof. Chris Curtis.

 

Em jeito de balanço pode considerar-se o resultado desta semana como bastante positivo. Foi de facto uma semana em que o empreendedorismo esteve na ordem do dia e espera-se que o seu efeito de demonstração tenha sido suficientemente forte para poder ser replicado em iniciativas futuras, numa dinâmica que se prevê crescente nos próximos tempos. Em Julho próximo será inaugurada a incubadora e espera-se que esta semana tenha incentivado os empreendedores a apresentarem projectos empresariais capazes de contribuir para o rejuvenescimento e o desenvolvimento da actividade económica da região.


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador