Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

European Tooling Forum debate posicionamento estratégico da Indústria de Moldes na Europa

Organizado pela confederação ISTMA-Europe, em estreita colaboração com a Plataforma Europeia ManuFuture, e fazendo coincidir a realização deste evento com a Presidência Portuguesa da Comunidade Europeia no último semestre de 2007, Lisboa será o palco para a realização do primeiro European Tooling Forum que se realizará no Auditório da Culturgest, no próximo dia 14 de Setembro.

Ao longo dos últimos anos, esta Confederação tem pautado a sua actividade pela promoção da visibilidade e importância do Sector junto da opinião pública e, muito em particular, dos órgãos oficiais, nacionais e internacionais, com especial enfoque no desenvolvimento de contactos junto da Comissão Europeia.

 

Com esse propósito, a ISTMA tem contribuído e sido decisiva no papel de facilitador do acesso do Sector a iniciativas e programas comunitários, nomeadamente na participação em projectos relevantes de I&D que permitam manter a competitividade do sector e com desenvolvimento sustentável face aos desafios de um mercado cada vez mais global e agressivo.

 

Este Fórum pretende ser o corolário das muitas actividades que durante os últimos anos têm vindo a ser implementadas pela ISTMA-Europe e nas quais Portugal assumiu sempre parte liderante.

 

O principal objectivo deste evento será reunir responsáveis das políticas públicas, nacionais e europeus, com as Associações, Empresários, Clientes, Centros de Inovação e Desenvolvimento e Universidades para discutir e relevar a importância e posicionamento estratégico que a Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais apresenta para o desenvolvimento sustentável da Indústria Europeia e do Emprego nesta região.

 

O Fórum pretende alertar, discutir e motivar todos os participantes para:

  • A importância estratégica do sector de Moldes e Ferramentas na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, saberes e competências na Economia Europeia;
  • O impacto deste sector na infra-estrutura industrial da União Europeia;
  • A importância das redes europeias de cooperação estratégica ao longo da cadeia de valor europeu versus o posicionamento dum sector dominado por PMEs, como é o dos Moldes e Ferramentas, e que por isso tem pouca exposição pública/mediática;
  • Sensibilizar e promover a importância estratégica do sector no desenvolvimento e sustentabilidade da economia europeia junto dos centros de decisão politica, seja a nível dos governos nacionais dos nossos membros, seja a nível dos representantes nacionais e comunitários em Bruxelas e Estrasburgo.

Estamos certos da sensibilidade do Sector e dos seus empresários para a temática em causa, particularmente no que toca ao impacto da inovação, da sustentação do emprego e do desenvolvimento industrial europeu pelo que contamos com o seu apoio e presença nesta iniciativa.

 

Informação adicional, permanente e dinâmica sobre o evento poderá ser obtida no website da ISTMA Europa (www.istma-europe.com).

 

Contamos com a vossa presença neste importante evento em prol do desenvolvimento e reconhecimento do nosso Sector e da nossa Indústria.

 

 


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador