Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

O Ensino do Empreendedorismo em foco

No âmbito deste evento realizou-se na manhã do dia 17 uma Mesa Redonda sobre a temática do Ensino do Empreendedorismo nas Escolas, reunindo um conjunto de actores nacionais e internacionais com experiência no terreno procurando assimilar metodologias e boas práticas para a implementação de iniciativas de formação e sensibilização para o empreendedorismo nos programas curriculares das Escolas da Região.

Foram apresentados os casos do Projecto Valnalon Educa, com largos anos de experiência no terreno em Espanha e do Projecto ENE – Empreender na Escola, promovido pelo BIC Algarve Huelva, já integrado no programa curricular em várias Escolas do Algarve e Alentejo. O Dr. Rui Oliveira, da Direcção Regional de Educação do Centro, presente na sessão, confirmou a pertinência desta iniciativa e a determinação da DREC em colaborar com a OPEN e outras instituições da Região para a implementação de projectos de formação em empreendedorismo nos programas curriculares, desde os primeiros anos do ensino básico.

Workshop: "Empreendedorismo Jovem - Ideias em Movimento"

 

Na convicção de que o espírito empreendedor também se educa e pode ser estimulado desde muito cedo, a tarde do dia 17 foi dedicada aos mais jovens tendo-se realizado este workshop de sensibilização para o empreendedorismo.

Com actividades eminentemente práticas, capazes de induzir a criatividade e o espírito empreendedor dos jovens, alunos de várias Escolas Secundárias e Profissionais da Região, a actividade contou com a dinamização de José Manuel Péricles, do Projecto Valnalon Educa, cuja metodologia está a ser aplicada em 11 países e já permitiu entusiasmar vários milhares de jovens, e da equipa do Projecto Pense Indústria.

Aos jovens foi lançado o desafio de desenvolverem, em equipa, uma ideia de negócio com potencial de mercado. As ideias apresentadas demonstraram a capacidade criativa dos jovens participantes e a actividade constituiu um momento de grande divertimento para todos os presentes, culminando com a entrega de prémios e lembranças aos mais de cento e cinquenta alunos presentes.

Feira do Jovem Empreendedor


A semana terminou com a realização do “Dia do Jovem Empreendedor”, em que alunos de diversas escolas da Região tiveram a oportunidade de pôr em prática a sua capacidade empreendedora, numa feira realizada na Praça Rodrigues Lobo em Leiria, contando com a dinamização do Prof. Chris Curtis e o apoio da Câmara Municipal de Leiria e do IPJ.   

 


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador