Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

OPEN entrega prémios do 2º Concurso de Criação de Empresas

Teve lugar, no passado dia 2 de Agosto, o Acto de Entrega de Prémios do 2º Concurso de Criação de Empresas de Base Tecnológica, promovido pela OPEN com o apoio da INOVCAPITAL.

Os promotores do Projecto “Sistemas Autónomos para Observação / Monitorização Remota”, classificado em primeiro lugar, pretendem prestar serviços de monitorização e recolha de dados aéreos, terrestres e sub-aquáticos utilizando veículos (robôs) não tripulados de pequena dimensão equipados com sensores de precisão. A empresa tem vindo a desenvolver um conjunto de soluções próprias que permite que estes veículos de apoio operem de forma autónoma, possibilitando uma recolha precisa e estável dos dados, e que fornece uma capacidade de monitorização à distância e em tempo real, bem como, interactividade na recolha dos dados.

 

O mercado potencial está bem identificado pelos promotores, existindo desde já uma base de encomendas promissora que permitirá o arranque imediato do projecto empresarial e a sua incubação nas instalações da OPEN. Os promotores pretendem operar inicialmente no mercado ibérico e servir clientes como sejam, empresas de construção civil, laboratórios e consultores de engenharia, explorações agrícolas de grande dimensão e entidades portuárias.

O Projecto “Dunas Vivas”, 2º classificado do Concurso, pretende implementar um campo experimental para validação de uma solução inovadora ao nível da regeneração de dunas, com recurso à utilização de pneus usados. Trata-se de uma solução já patenteada e de um  projecto com forte potencial para implementação na costa portuguesa e na nossa região, em particular. O promotor do projecto pretende reunir uma equipa científica, com a participação de biólogos, arquitectos paisagistas e ecologistas recém-licenciados para, durante o período de aproxidamente um ano, estudarem e confirmarem a validade e eficácia do protótipo proposto. Durante este período, pretende-se aproveitar o desenvolvimento do campo experimental para dinamizar campanhas de sensibilização para o problema da degradação da nossa costa junto das escolas e da população em geral.

 

Nesse sentido, a  OPEN e os promotores estão já trabalhar no sentido de estabelecer as parcerias necessárias tendo em vista a concretização do campo experimental e a futura incubação e concretização empresarial.


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador