Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

Semana do Empreendedorismo 2007 - 16 a 20 de Abril de 2007

A OPEN vai transformar a Marinha Grande na capital do Empreendedorismo, pelo terceiro ano consecutivo. O evento procurará abordar temáticas tão diversas como o Empreendedorismo em Sectores Tradicionais, o Ensino do Empreendedorismo nas Escolas, o Empreendedorismo Tecnológico e o Empreendedorismo Social, englobando diversas iniciativas relacionadas com sensibilização e formação em empreendedorismo, exposições, workshops e seminários sobre criação de empresas de base tecnológica, propriedade intelectual, incubação, capital de risco, business angels e financiamento de startups, entre outros.

  • EMPREENDEDORISMO EM SECTORES TRADICIONAIS

No dia 16 de Abril será dado particular ênfase ao Empreendedorismo em Sectores Tradicionais através da dinamização e apresentação de projectos empreendedores inovadores em sectores tradicionais. Pretende-se trazer à discussão o empreendedorismo em áreas de negócio tradicionais, como sejam as do artesanato e dos produtos agro-alimentares, revisitando-os segundo lógicas modernas, em que o design e novos conceitos de distribuição possam alavancar novas oportunidades de criação de empresas. Esta reflexão e discussão terão a participação activa e o apoio do ICEP e do CEARTE.

  • JANTARES VÍNICOS

Valorizando o que de bom se faz em Portugal nos Sectores Agro-alimentares será promovido, no âmbito do evento, um ciclo de 4 jantares vínicos e gastronómicos, procurando demonstrar a inovação na tradição, a qualidade e a riqueza dos vinhos e gastronomia portuguesa.

  • PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR

Com a dinamização do Prof. Christopher Curtis, e numa novidade absoluta em Portugal, a OPEN, em colaboração com a Gesentrepreneur, empresa da Rede CG International, organizará o primeiro Programa de Avaliação do Perfil Empreendedor.

Pretende-se, com esta acção, desenvolver nos investidores e agentes promotores do empreendedorismo a capacidade para aferir de entre os empreendedores aqueles que terão uma maior probabilidade de sucesso e, junto destes, a descoberta do seu próprio potencial e percepção de riscos dos seus projectos.

  • EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

Na manhã do dia 17 realizar-se-à uma Mesa Redonda sobre a temática do Ensino do Empreendedorismo nas Escolas, reunindo um conjunto de actores nacionais e internacionais com experiência no terreno, procurando assimilar metodologias e boas práticas para a implementação de iniciativas de formação e sensibilização para o empreendedorismo nos programas curriculares das Escolas da Região.

Na tarde do dia 17  serão dinamizadas actividades de sensibilização, de cariz eminentemente prático,  com alunos das escolas da região, segundo "a batuta" de Jose Manuel "Péricles", especialista internacional mentor do Projecto de formação em Empreendedorismo "ValnalonEduca", cuja metodologia está a ser aplicada em 11 países e já permitiu entusiasmar vários milhares de jovens.

  • EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO.  

O dia 18 de Abril será totalmente dedicado ao apoio a novos inventos, protótipos ou projectos empresariais de Base Tecnológica e decorrerá no Edifício OPEN uma “Feira de Inventos, Protótipos e Projectos Inovadores”.

 

Com esta iniciativa procurará criar-se um espaço de contacto informal entre promotores e potenciais investidores e parceiros industriais.

 

Em paralelo, decorrerão workshops temáticas relacionadas com Propriedade Intelectual e Industrial, Programas de Incentivo e Financiamento de Projectos, intercaladas com a apresentação oral de alguns dos projectos seleccionados dentro dos projectos presentes na feira. O evento contará ainda com a presença de vários Business Angels e das principais Sociedades de Capital de Risco portuguesas, havendo a oportunidade para a realização de reuniões privadas entre os promotores dos projectos e os investidores presentes.

  • EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Nesta edição, e pela primeira vez, será dada particular atenção à temática do Empreendedorismo Social através da conferência “Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável” com a apresentação do caso da AMI, e da apresentação do Projecto de Formação em Empreendedorismo desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Leiria no âmbito do Programa de Empreendedorismo para a Reinserção Social de Reclusos (PERSR).

  • DIA DO JOVEM EMPREENDEDOR

No dia 21 de Abril realiza-se, em Leiria, a Feira do Jovem Empreendedor, com a dinamização de Chris Curtis e do Projecto Pense Indústria e colaboração da Câmara Municipal, e onde os participantes, alunos das Escolas da Região, terão a oportunidade de transformar em negócio produtos a que se dedicam nos seus tempos livres.

 

Mais informações e Inscrições:

Telef: 244 570 010
Fax: 244 570 019
Email: open@open.pt

Apoios:

 


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador