Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

Semana do Empreendedorismo OPEN 2012

A Semana do Empreendedorismo 2012 foi plena em atividades de formação, sensibilização, networking, partilha, experimentação e disseminação.

Sob o mote “Mexa-se. Só você pode mudar”, a OPEN aproximou da comunidade regional meios para que a atitude de empreender se torne uma realidade na vida de cada um e em tudo o que se fizer.

A Semana do Empreendedorismo 2012, contou com cerca de 500 participantes (empreendedores, estudantes e professores, empresários, técnicos da indústria, consultores, investidores, parceiros institucionais, comunicação social e stakeholders na generalidade).

Os temas da semana envolveram um universo de 40 comunicações e apresentações formais. Fica aqui o nosso profundo agradecimento pela disponibilidade e contributo de todos os intervenientes para o sucesso desta iniciativa.

Principais conclusões:

  • Empreender não é só abrir empresas. Empreender é uma atitude. É tomar a vida nas mãos. É desenhar o próprio futuro. A crise ora vivida pode ser traduzida num conjunto de oportunidades únicas para quem decidiu empreender, construir o próprio futuro e o futuro do país. Um futuro que cada um deseja melhor;
  • A nossa Região continua a ser caracterizada pela sua capacidade empreendedora e de networking. Há muito por fazer, mas há excelentes exemplos de atividade empreendedora que servem de inspiração para todos nós;
  • A OPEN é um espaço de oportunidades, suportada por uma rede de competências e de parcerias, que tornam esta incubadora um ambiente propício para quem precisa de um ponto de partida e apoio para concretizar suas ideias;
  • Hoje, mais do que nunca, a comunidade está em busca de condições para realizar seus objetivos, através da informação, da formação e da procura do caminho mais acertado para atingir os seus objetivos. Uma prova disso são os inúmeros intervenientes que partilharam as suas experiências e mostraram que é preciso muita persistência e resiliência, coragem, saber correr riscos calculados e andar sempre atento às mudanças que estão a ocorrer diariamente para aproveitar todas as oportunidades em favor da sua vida e do seu negócio.
  • A inserção de empresas em redes de inovação e internacionalização é hoje um fator crítico de sucesso para a iniciativa empresarial. Neste contexto, o ecossistema do qual a OPEN faz parte, é claramente uma mais-valia que deve ser explorada pelas empresas;
  • O empreendedorismo tem de continuar a ser trabalhado nas escolas e deve começar o mais cedo possível. A OPEN, com as restantes incubadoras da RIERC assumem claramente esta missão, promovendo ações de grande alcance junto das escolas, politécnicos e universidades, mas também junto da sociedade em geral, motivando, sensibilizando e apoiando o estímulo ao empreendedorismo, como ficou claro através de várias atividades, incluindo o F1 nas escolas, cuja final se realizou durante esta semana.

Este é um trabalho perene e, neste contexto, assumimos desde logo a continuidade nos próximos anos, das Semanas do empreendedorismo da OPEN. Até lá, estaremos com as nossas portas abertas para receber todos a quem a aventura de empreender já faz parte de suas vidas ou gostaria que fizesse.

Depois de uma semana como esta, só não se mexe quem não quer. Obrigado a todos pela atenção, disponibilidade e suporte no cumprimento da nossa missão!

Fotos da SEMANA DO EMPREENDEDORISMO!


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador