Skip to content. | Skip to navigation

 
Home       
Acções do Documento

Sessão Solene de Abertura da SEMANA DE MOLDES 2008 - 27 de Outubro de 2008

Tal como previsto, a SEMANA DE MOLDES 2008, teve início ontem, segunda-feira dia 27 de Outubro, na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis. A Sessão Solene de Abertura da SEMANA DE MOLDES 2008, decorreu às 14H através de uma sessão de videoconfência, ligando em simultâneo, a Marinha Grande e Oliveira de Azeméis. Nesta oportunidade, foram apresentados os principais objectivos preconizados para esta semana de trabalho conjunto, bem como, os principais desafios identificados para a Indústria de Engineering & Tooling portuguesa.

Leonel Costa, presidente da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, salientou a importância para esta Indústria, da Estratégia Colectiva recentemente formalizada no seio desta Indústria, através da constituição da Associação sem fins lucrativos, a Pool-net – Portuguese Tooling Network, na qual se formalizaram como parceiros, empresas, universidades e politécnicos, centros tecnológicos e de formação, e associações sectoriais. Reiterou, que o sólido trabalho dinamizado no último ano e meio, de envolvimento, discusão e consolidação do Plano Estratégico para a Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais, é certamente um estratégico e orientador instrumento para esta Indústria, infraestruturante, multidisciplinar, de grande exposição internacional, capital e conhecimento intensiva.

Nesta sessão, foram ainda destacadas as actuais incertezas e constrangimentos do mercado mundial, especialmente significativas para empresas de pequena dimensão que actuam á escala global. Neste sentido, Leonel Costa, reiterou a importância do desenvolvimento de acções conjuntas e integradas, do reforço da cooperação inter-empresarial e institucional, para uma resposta credível e consequente na afirmação da marca “Engineering & Tooling from Portugal”, nos mercados internacionais.

Joaquim Menezes, presidente do Conselho de Administração do CENTIMFE e da Incubadora de Empresas OPEN, destacou a SEMANA DE MOLDES como um espaço de oportunidade e de afirmação desta Indústria, já reconhecido internacionalmente, agradecendo a presença dos inúmeros parceiros internacionais presentes, evidenciando este facto como mobilizador para a construção de novas oportunidades para as empresas portuguesas (em termos de projectos inovadores, parcerias e negócios).

Ápio Assunção, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azemeís, defendeu a SEMANA DE MOLDES como um dos mais importantes certames promovidos pela Indústria nacional, reiterando o apoio total do seu Município a esta Indústria e na promoção da Integração da estratégia de desenvolvimento colectivo, assumindo a decisão de concretizar a adesão da Câmara de Oliveira de Azeméis ao Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

Por fim, Alberto Cascalho, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, reiterou a importância da SEMANA DE MOLDES para esta região e em particular para o seu concelho, considerando que o facto deste incorporar uma Indústria rica em conhecimento, tecnologia e ciência, permitirá encarar o futuro próximo com mais determinação e vitalidade, na expectativa da criação de um efeito de arrasto de crescimento positivo, especialmente numa fase menos favorável da economia mundial.

Decorreu ainda a reunião da Rede Internacional Profactory, integrada no programa da presidência portuguesa da Iniciativa EUREKA, envolvendo cerca de 39 países. Os participantes internacionais tomaram contacto com a realidade industrial ligada ao Engineering & Tooling, bem como, com a Rede de parcerias e de cooperação que suporta este Pólo de Competitividade e Tecnologia. Nesta reunião, foram discutidas questões de organização e o plano de acção internacional desta rede, tendente á promoção do  desenvolvimento de projectos em cooperação, para a Indústria Europeia.

Pela primeira vez, decorreu ainda o Internacional Symposium for Micromanufacturing and Nanomateriais, com apresentações de elevado nível, realizadas por especialistas nacionais e internacionais. Foram identificados os mais recentes desenvolvimentos técnicos e tecnológicos nos domínios da Microfabricação e dos Nanomateriais, de aplicação industrial, tornando-se assim, um importante fórum para o desbravar de novas oportunidades para a Indústria, bem como para o estabelecimento de estratégicos contactos, para o futuro próximo deste Pólo de Competitividade e Tecnologia. 

Em Oliveira de Azeméis, decorreu ainda um seminário técnico/debate, com os técnicos da Indústria, dedicado a temáticas técnicas, como a produtividade e a optimização das tecnologias.

Por fim, decorreu no Castelo de Leiria, o Jantar Oficial de Abertura da SEMANA DE MOLDES, gentilmente patrocinado pelas Câmaras Municipais de Leiria e da Marinha Grande, no qual os presentes sairam enriquecidos com uma apresentação da história da cidade e do castelo de Leiria, denotando assim a importância da envolvente para o sucesso futuro desta Indústria.


 Copyright © 2007 OPEN - All rights reserved.
 Developed by Centimfe

Ferramentas Pessoais
Parcerias: Com o Apoios de:
This site was design and implemented by CENTIMFE. Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas:

  • Secção 508
  • WCAG
  • XHTML válido
  • CSS válido
  • Pode ser usado em qualquer navegador